Perguntas e Respostas

FAQ'S - Processo de RVCC

Os/As adultos/as podem obter o ensino básico através do ensino recorrente, da conclusão de um curso de educação e formação de adultos (EFA), da realização de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), ou através de formações modulares certificadas (FMC).

O processo de RVCC consiste no reconhecimento de competências adquiridas pelos/as adultos/as, ao longo da vida nos diferentes contextos por si vivenciados, tendo em vista a obtenção de uma certificação escolar, profissional ou de dupla certificação.

O processo de RVCC destina-se a adultos/as com idade igual ou superior a 18 anos que procuram uma certificação escolar ou profissional. Caso tenham idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos inclusive, só poderão realizar um processo RVCC se tiverem no mínimo 3 anos de experiência profissional legalmente comprovada.

O acesso a este processo não exige habilitação escolar mínima.

Os/As adultos/as que não possuem qualificação na sua área profissional podem ingressar num processo de RVCC Profissional. Este sistema possibilita reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências profissionais resultantes da experiência adquirida em diferentes contextos ao longo da vida.

A conclusão de um processo de RVCC Profissional pode conduzir a uma certificação total correspondente ao nível 2 de qualificação (caso o/a candidato/a já seja detentor/a do 3º ciclo do Ensino Básico) ou ao nível 4 de qualificação (caso o/a candidata já seja detentor do nível secundário de educação) ou a uma certificação parcial.

Caso o/a adulto/a obtenha uma certificação parcial, o Centro Qualifica procede ao seu encaminhamento para outra oferta de educação e formação.

O processo de RVCC integra etapas de informação e orientação, diagnóstico, encaminhamento e reconhecimento e validação das competências adquiridas em diferentes contextos (formais, não formais e informais) estabelecidas nos referenciais das diversas áreas de competências-chave (ACC) evidenciadas pelo/a adulto/a nos trabalhos realizados e na construção de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA).

O processo conclui-se com uma sessão/prova de certificação avaliada por um júri. No desenvolvimento do processo de RVCC os/as adultos/as frequentam uma componente de formação complementar de um mínimo de 50 horas, acrescida de um máximo de 25 horas para a preparação da sessão de júri de certificação.