Testemunhos

Omayra Borges

Decidi recorrer ao Centro Qualifica para completar o 12.º ano, através de um processo de RVCC escolar de nível secundário. (…) Este percurso ajudou-me a ter o emprego que tenho hoje. (…) Os formadores do Centro Qualifica são todos excelentes, dão um apoio incondicional, batalham connosco para conseguirmos os nossos objetivos. Aconselho vivamente a todas as pessoas que pretendem ter mais qualificações a recorrerem ao Centro Qualifica de Ovar.

Sandra Almeida

Tomei conhecimento dos processos de RVCC e da flexibilidade de horários que os caracterizam e decidi ingressar. A experiência que tive foi muito boa, (…) foi desafiante, mas ao mesmo tempo, foi muito gratificante.

Rui Pires da Silva

O meu principal objetivo quando contactei o Centro Qualifica era o reconhecimento das competências que julgava ter adquirido ao longo dos anos. Eu era um pouco cético em relação aos percursos de RVCC (…), mas foi uma agradável surpresa perceber que o processo funciona, que há trabalho, dedicação, empenho e que os resultados e a certificação não acontecem com um simples estalar de dedos, mas sim, com o trabalho contínuo que foi sendo desenvolvido com os diversos professores das áreas. Foi uma agradável surpresa, porque pude verificar que, efetivamente, faz sentido.

Marlene Leite

Eu tive sempre “uma pedra no meu sapato”, por ter em falta uma disciplina do 12.º ano e, como estava desempregada, aproveitei o meu tempo livre para ingressar num processo de RVCC. No início foi um pouco complicado engrenar no sistema, mas depois acabamos por achar o processo acessível.  A nível pessoal acho que é uma mais-valia, depois a nível profissional, é mais positivo procurarmos emprego com o 12.º ano completo do que incompleto, para além de adquirimos conhecimentos que nos enriquecem enquanto pessoas. As formadoras são muito dinâmicas, presentes e eu gostei muito. Quem ainda não tem o 12.º ano concluído, acho que o deve fazer, porque é sempre muito enriquecedor, tanto a nível pessoal como profissional.

Raúl Teixeira

Vi no RVCC uma possibilidade de enriquecer o meu currículo e de “abrir algumas portas”. Creio que este é um processo que permite a valorização de cada um dos indivíduos, desperta uma nova esperança, aumenta a autoestima, tomamos consciência de que temos um valor que, por vezes, até nos esquecemos que o temos e, completando o processo, põe-nos em pé de igualdade com muita gente mais nova no mercado de trabalho. Aconselho a todos a darem o primeiro passo, é sempre uma mais-valia a nível profissional e uma valorização pessoal e um acrescento à nossa autoestima.

Filipe Pereira

O meu percurso neste processo RVCC para o nível secundário foi um pouco atribulado. Por motivos pessoais e profissionais, tive algumas vezes que faltar, e assim fiquei com o processo um pouco em atraso.

Assim que consegui ter oportunidade de retomar, dirigi-me ao Centro Qualifica em Ovar, onde, sem qualquer problema, me prestaram ajuda para que eu conseguisse terminar. A disponibilidade de ajuda por parte das formadoras, fez com que eu rapidamente terminasse o processo RVCC. Gostei muito das sessões de trabalho e da ajuda das formadoras. 

Por estes motivos recomendo a outras pessoas, que façam o mesmo que e se inscrevam no Centro Qualifica em Ovar!

Selma Granja

Quando resolvi fazer RVCC, os meus objetivos eram evoluir na minha carreira e promover a minha realização pessoal.

Com o início das sessões o meu entusiasmo foi aumentando de dia para dia, todo o processo foi espetacular, tanto a nível de autoconhecimento, como de aumento dos meus conhecimentos e da possibilidade de refletir sobre as pessoas em geral.

Estou muito agradecida às formadoras, Susana Ferreira, Natália Santos, Catarina Oliveira e à Maria João Magalhães, que fizeram com que fosse possível a formação deste grupo incrível. Muito obrigado pela paciência e dedicação a este processo.

Um beijo grande a todas e tudo de bom para vocês.

André Pereira

Quando apareceu a oportunidade de concluir o nível secundário fiquei interessado, mas com algum receio. Agora após o ter concluído, acho que foi uma mais valia pois vai-me abrir várias portas no mercado de trabalho.

Assim, quem precisa encontra no Centro Qualifica da Ovar Forma as ferramentas necessárias com pessoal espetacular para acompanhar e explicar tudo o que precisamos de saber.

Sem medos, vamos lá concluir o nível secundário!

Elisabete Lemos

Deste processo de aprendizagem que agora terminou e que me permitiu concluir o 12° ano, importa referir que os temas abordados fizeram-me refletir e reviver toda a minha vida, pessoal, familiar, escolar e laboral. 

Esta possibilidade de fazermos uma retrospetiva da vida revela que temos sempre muito a aprender uns com os outros, na partilha conjunta de experiências, vivências, problemas e alegrias de cada um de nós. 

Claro que, neste percurso, nem tudo foi fácil, existindo tempos de maior dificuldade do que outros, porém, sempre com um objetivo, ou seja, a vontade de conseguir concluir com êxito o programa e sentir-me realizada nesta etapa da minha vida. 

Estou consciente que todos conseguimos com esforço, dedicação e resiliência o que ao início duvidamos conseguir. 

Os meus agradecimentos a toda a equipa que me acompanhou no processo RVCC, sempre com um espírito de ajuda e incentivo para que tudo decorresse da melhor forma possível. 

Obrigada por toda a ajuda que recebi.