Testemunhos

Carina Cardoso

Meu nome é Carina Cardoso, tenho 35 anos e tenho todo o gosto de escrever o meu testemunho sobre a minha experiência no Centro Qualifica situado em Ovar.

Considero esta uma experiência bastante positiva, e aconselho os meus familiares a realizarem também um processo de RVCC.

Com esta etapa já concluída, de uma experiência inesquecível e positiva em que realizei o 12º ano, já tenho as ferramentas necessárias para obter uma formação para auxiliar educativa ou creche de animais, que foi sempre algo em que gostaria de trabalhar.

Obrigada a toda a equipa que esteve nesta jornada da minha evolução, é com muito agradecimento e satisfação que a idolatro! 

Nunca é tarde para realizar os nossos sonhos!

Bruno Valente

Quando tive consciência que se tivesse o 12º ano de escolaridade, teria ferramentas para continuar os estudos e almejar melhor profissionalização, decidi inscrever-me no Centro Qualifica da Ovar Forma.

Gostaria de salientar aqui o excelente desempenho das formadoras, pela oportunidade e pela competência técnica e humana que demonstrou. Serviu de aprendizagem, sinto que fortaleci mais o autoconhecimento e foi mais um empurrãozinho para o desenvolvimento pessoal. 

 Muito obrigado pela excelente formação.

Lucília Magalhães

O Processo RVCC é uma ótima oportunidade para certificar as  competências adquiridas ao longo da vida, no nível básico ou secundário. Não é “só” para aprender, é  para demonstrar o aprendido. Encorajo todas as pessoas que não têm a escolaridade mínima a fazê-lo. O fio condutor é a nossa própria história de vida, o nosso percurso pessoal, social e profissional, o que fez desta uma experiência ainda mais descomplicada e gratificante. A oportunidade de fazê-lo em regime pós- laboral é, sem dúvida, a  melhor opção para quem trabalha ou tem qualquer outra ocupação. No  meu caso assim foi e assim certifiquei o nível secundário.

Quero aqui agradecer o profissionalismo e dedicação da equipa do Centro Qualifica que me acompanhou.   OBRIGADA!

Selma Granja

Quando resolvi fazer RVCC, os meus objetivos eram evoluir na minha carreira e promover a minha realização pessoal.

Com o início das sessões o meu entusiasmo foi aumentando de dia para dia, todo o processo foi espetacular, tanto a nível de autoconhecimento, como de aumento dos meus conhecimentos e da possibilidade de refletir sobre as pessoas em geral.

Estou muito agradecida às formadoras, Susana Ferreira, Natália Santos, Catarina Oliveira e à Maria João Magalhães, que fizeram com que fosse possível a formação deste grupo incrível. Muito obrigado pela paciência e dedicação a este processo.

Um beijo grande a todas e tudo de bom para vocês.

André Pereira

Quando apareceu a oportunidade de concluir o nível secundário fiquei interessado, mas com algum receio. Agora após o ter concluído, acho que foi uma mais valia pois vai-me abrir várias portas no mercado de trabalho.

Assim, quem precisa encontra no Centro Qualifica da Ovar Forma as ferramentas necessárias com pessoal espetacular para acompanhar e explicar tudo o que precisamos de saber.

Sem medos, vamos lá concluir o nível secundário!

Raúl Teixeira

Vi no RVCC uma possibilidade de enriquecer o meu currículo e de “abrir algumas portas”. Creio que este é um processo que permite a valorização de cada um dos indivíduos, desperta uma nova esperança, aumenta a autoestima, tomamos consciência de que temos um valor que, por vezes, até nos esquecemos que o temos e, completando o processo, põe-nos em pé de igualdade com muita gente mais nova no mercado de trabalho. Aconselho a todos a darem o primeiro passo, é sempre uma mais-valia a nível profissional e uma valorização pessoal e um acrescento à nossa autoestima.

Filipe Pereira

O meu percurso neste processo RVCC para o nível secundário foi um pouco atribulado. Por motivos pessoais e profissionais, tive algumas vezes que faltar, e assim fiquei com o processo um pouco em atraso.

Assim que consegui ter oportunidade de retomar, dirigi-me ao Centro Qualifica em Ovar, onde, sem qualquer problema, me prestaram ajuda para que eu conseguisse terminar. A disponibilidade de ajuda por parte das formadoras, fez com que eu rapidamente terminasse o processo RVCC. Gostei muito das sessões de trabalho e da ajuda das formadoras. 

Por estes motivos recomendo a outras pessoas, que façam o mesmo que e se inscrevam no Centro Qualifica em Ovar!

Elisabete Lemos

Deste processo de aprendizagem que agora terminou e que me permitiu concluir o 12° ano, importa referir que os temas abordados fizeram-me refletir e reviver toda a minha vida, pessoal, familiar, escolar e laboral. 

Esta possibilidade de fazermos uma retrospetiva da vida revela que temos sempre muito a aprender uns com os outros, na partilha conjunta de experiências, vivências, problemas e alegrias de cada um de nós. 

Claro que, neste percurso, nem tudo foi fácil, existindo tempos de maior dificuldade do que outros, porém, sempre com um objetivo, ou seja, a vontade de conseguir concluir com êxito o programa e sentir-me realizada nesta etapa da minha vida. 

Estou consciente que todos conseguimos com esforço, dedicação e resiliência o que ao início duvidamos conseguir. 

Os meus agradecimentos a toda a equipa que me acompanhou no processo RVCC, sempre com um espírito de ajuda e incentivo para que tudo decorresse da melhor forma possível. 

Obrigada por toda a ajuda que recebi.

Vanessa

Olá, eu chamo-me Vanessa, tenho 25 anos e nos últimos meses frequentei o processo de RVCC do Centro Qualifica da Ovar Forma. 

O processo correu muito bem! Com a ajuda das formadoras e da Técnica Marisa foi fácil concluir este objetivo. Sempre senti muito apoio por parte das mesmas, o qual agradeço imenso. Este processo permitiu adquirir mais hábitos de leitura e despertou o meu interesse para temas atuais da sociedade sobre os quais ainda não tinha refletido.

Fico feliz por ter concluído este processo com sucesso. 

Omayra Borges

Decidi recorrer ao Centro Qualifica para completar o 12.º ano, através de um processo de RVCC escolar de nível secundário. (…) Este percurso ajudou-me a ter o emprego que tenho hoje. (…) Os formadores do Centro Qualifica são todos excelentes, dão um apoio incondicional, batalham connosco para conseguirmos os nossos objetivos. Aconselho vivamente a todas as pessoas que pretendem ter mais qualificações a recorrerem ao Centro Qualifica de Ovar.

Sandra Almeida

Tomei conhecimento dos processos de RVCC e da flexibilidade de horários que os caracterizam e decidi ingressar. A experiência que tive foi muito boa, (…) foi desafiante, mas ao mesmo tempo, foi muito gratificante.

Rui Pires da Silva

O meu principal objetivo quando contactei o Centro Qualifica era o reconhecimento das competências que julgava ter adquirido ao longo dos anos. Eu era um pouco cético em relação aos percursos de RVCC (…), mas foi uma agradável surpresa perceber que o processo funciona, que há trabalho, dedicação, empenho e que os resultados e a certificação não acontecem com um simples estalar de dedos, mas sim, com o trabalho contínuo que foi sendo desenvolvido com os diversos professores das áreas. Foi uma agradável surpresa, porque pude verificar que, efetivamente, faz sentido.

Marlene Leite

Eu tive sempre “uma pedra no meu sapato”, por ter em falta uma disciplina do 12.º ano e, como estava desempregada, aproveitei o meu tempo livre para ingressar num processo de RVCC. No início foi um pouco complicado engrenar no sistema, mas depois acabamos por achar o processo acessível.  A nível pessoal acho que é uma mais-valia, depois a nível profissional, é mais positivo procurarmos emprego com o 12.º ano completo do que incompleto, para além de adquirimos conhecimentos que nos enriquecem enquanto pessoas. As formadoras são muito dinâmicas, presentes e eu gostei muito. Quem ainda não tem o 12.º ano concluído, acho que o deve fazer, porque é sempre muito enriquecedor, tanto a nível pessoal como profissional.

Sara Fortuna

Olá, chamo-me Sara Cristina Oliveira Fortuna e venho por este meio dar o meu testemunho acerca da minha experiência no Centro Qualifica de Ovar.

Considero a experiência bastante enriquecedora, ao ponto de aconselhar amigos e familiares a realizar o processo de RVCC Este processo não nos permite apenas reconhecer e validar conhecimentos e competências, permite também adquirir novas aprendizagens a nível profissional e formativo, assim como na dimensão pessoal e social.

Fiz uma viagem pela minha vida, recordei acontecimentos, lembranças que estavam bem guardadas e que me trouxeram alguma tristeza, mas também muita felicidade. Ainda não sei lidar bem com o bullying que sofri, mas tento aprender e crescer com as emoções.

O efeito deste processo é positivo, e é com satisfação que passo mais uma etapa da minha vida. Espero que a curto prazo tenha o retorno desta experiência a nível profissional, ou que a mesma me direcione para a área de decoração de interiores.

Uma das coisas mais desafiantes durante este processo foi a ida a júri. Estava bastante nervosa e com medo de falhar, mas, no final, acabou por correr bem. Não deixei a minha ansiedade vencer e o júri foi muito compreensivo.

Obrigada a todas as pessoas que me ajudaram nesta etapa. É com muito carinho e agradecimento que a concretizo!