Testemunhos

Susana Pinto

Concluir o ensino secundário através do Qualifica foi muito mais do que uma forma de terminar o 12.º ano, foi um reencontro comigo mesma. Ao longo deste processo, percebi que tinha competências e capacidades que nunca tinha parado para reconhecer. Este caminho fez-me reviver momentos importantes da minha vida. Histórias que estavam guardadas e partes de mim que tinha esquecido voltaram à tona com significado e valor. Tudo aquilo que vivi, bom e mau, ajudou a construir a pessoa que sou hoje e o Qualifica deu-me a oportunidade de perceber isso. Foram verdadeiros pilares neste processo e uns excelentes profissionais. A paciência, o respeito e a dedicação deles deixaram uma marca em mim para sempre. Obrigada por acreditarem em cada um de nós.

Rosário Serra

No início deste processo estava um pouco relutante perante este todo novo cenário, pois, eu sabia que me iriam trazer novos desafios. Apesar de tudo, devido ao apoio dos meus filhos, aceitei a proposta e graças aos professores, orientadores envolvidos neste processo, que sempre acreditaram em nós, consegui superar-me e atingir coisas que antes eram-me inimagináveis. Não tenho palavras para descrever o quanto cresci e o quanto aprendi como pessoa, ao longo deste todo processo.

Com o RVCC consegui ganhar o que pensava que já estava perdido. Esperança! Esperança de alcançar os meus sonhos que nunca estiveram tão perto de serem alcançados.

O RVCC, deu-me, agora, uma segunda via de sentido à minha vida, dando-me novas oportunidades para embarcar no mercado de trabalho, tirar a formação de auxiliar de saúde, que foi um dos motivos pelo qual eu queria ter o 12º.

Por isso, recomendo a todos que tenham a oportunidade de passar pelo Processo de RVCC que não a deixem escapar, pois é uma oportunidade que muda vidas!!!

Vão atrás dos vossos sonhos!!! E superem-se!!!

Cláudia Jesus

Sempre quis terminar os estudos, mas a vida não me permitiu. Quando descobri o processo RVCC, vi uma oportunidade real de reconhecer tudo o que já sabia e fiz. No Centro Qualifica da Ovar Forma encontrei pessoas que me ouviram, que acreditaram em mim. O processo exigiu esforço, sim, mas compensou cada momento. Senti-me valorizada, ganhei confiança e, finalmente, consegui certificar o 12.º ano. Hoje, olho para trás com orgulho. Este caminho mudou a forma como vejo o meu futuro. A quem estiver a pensar em dar este passo, só posso dizer: vale mesmo a pena.

Ana Marques

Num passado não muito distante, falar de “envelhecimento” representava uma perceção social associada a um fim de ciclo, quase sinónimo de fim de vida, sem caminhos por percorrer ou objetivos a atingir.

Hoje, com um olhar mais compreensivo e menos estreito do processo de “envelhecimento”, a “velhice” reconfigura-se: o combate ao idadismo e a promoção do envelhecimento ativo e saudável são forças motrizes a cumprir, adaptando estratégias e mobilizando novas e inovadoras ações para que os nossos seniores cumpram este seu papel com qualidade de vida, relações positivas e bem-sucedidas, e muita vontade em continuar a aprender e a construir novos projetos.

É com estes pressupostos bem presentes que o Centro de Dia da Misericórdia de Ovar intervém diariamente junto de 60 idosos, proporcionando momentos de cuidado humanizados que vão muito para além das fragilidades próprias da idade. Todos os dias procuramos oferecer uma “vitamina” de novas experiências, combatendo o isolamento social e os sentimentos de solidão, despertando sorrisos e momentos de alegria e renovando a certeza de que vale sempre a pena viver mais!

A relação de colaboração com a Ovarforma introduziu um desafio inovador: dar uma nova oportunidade à aprendizagem!

Em infâncias muitas vezes marcadas pelo trabalho precoce ou pela desvalorização dos saberes dos bancos de escola, foi a vida quem se encarregou de ser mestra e professora de como navegar na vida.

Partir deste saber de experiência feito, acarinhá-lo e reconhecê-lo representou um processo com impacto muito além da certificação escolar. Quem concluiu esta etapa redescobriu-se por intermédio das novas aprendizagens e autorrealizou-se através da sua própria história de vida!

Estão todos de parabéns! Aprender, sempre! Crescer, juntos!

 À Ovarforma, uma nota de especial agradecimento: pelo acreditar que era possível ir de encontro aos nossos idosos, pelo desafio, pela presença, pela partilha e pela colaboração. Seguimos para novos empreendimentos?

Sofia Devezas

O qualifica foi uma mais valia para o Centro de Dia da Habitovar, em vários sentidos. Pois, os nossos idosos conseguiram alcançar objetivos e metas, orgulhando-se de sis mesmos. Assim, realçamos o companheirismo e a amabilidade de todos os profissionais, uma vez que, foram incríveis no ensino e no trato. Salientamos também, o empenho dos profissionais em adaptar a matéria às diversas patologias dos idosos e o facto de estes sentirem motivados para opinar e partilhar a sua história de vida. O nosso obrigado.

Paula Pinto

Olá! Sou a Paula Pinto, tenho 53 anos e sou Técnica Auxiliar de Saúde no bloco operatório do Hospital de Ovar.
Venho, por este meio, agradecer ao Centro Qualifica da Ovar Forma a oportunidade que me deu de concluir os meus estudos no âmbito do Processo RVCC. Quero aproveitar também para agradecer a toda a equipa que me acompanhou ao longo deste processo, pois o profissionalismo, o lado humano e compreensivo que todas tiveram foram cruciais para todo o percurso e término do nível secundário.
O meu muito obrigada a todas — sem vocês, o meu percurso e evolução escolar não teriam sido possíveis. Obrigada.

Tiago Mendonça

Quero compartilhar a minha experiência no Centro Qualifica da Ovar Forma, onde consegui alcançar um dos meus grande objetivos que foi terminar o 12º ano.
Foi um processo desafiador, mas extremamente gratificante.
No início tive dúvidas e receios, mas rapidamente percebi que nunca é tarde para aprender.
O método de ensino é adaptado às nossas experiências de vida, tornando o percurso mais envolvente e dinâmico.
Hoje, com o 12º ano concluído, sinto-me mais confiante e preparado para novos desafios.
Sei que esta conquista pode me abrir portas para melhores oportunidades, sejam elas no mercado de trabalho ou na continuação de mais estudos.
A minha mensagem para quem pensa voltar a estudar é simples: Vale a pena! Não tenhas medo ou dúvida que te impeça de alcançar os teus objetivos.
Espero ter deixado aqui uma mensagem motivacional para que mais pessoas consigam acabar os seus estudos.

Sandra Barbosa

Integrar um júri de certificação no processo RVCC é uma experiência profundamente enriquecedora, mesmo tendo sido formadora. Continuo a ser surpreendida pelas histórias de vida das pessoas que participam, especialmente aquelas com a minha idade, que por falta de oportunidades ou por não verem a necessidade na altura, não prosseguiram os estudos. Agora, reconhecem o valor de mais habilitações e da aprendizagem contínua, percebendo que o conhecimento formal é essencial para o seu crescimento.

Impressiona-me também a experiência de pessoas com vivências riquíssimas, que, apesar de não terem certificação formal, possuem competências vastas, muitas vezes adquiridas de forma informal. Muitos são empreendedores que, ao longo da vida, contribuíram de várias formas para a sociedade, mas só agora têm a oportunidade de ver essas competências reconhecidas e certificadas. O RVCC valoriza estas histórias e certifica formalmente o saber acumulado ao longo dos anos.

Sandro Veiros

Gostaria de agradecer ao Centro Qualifica da Ovar Forma pela oportunidade que me deram de poder concluir o 12º ano através do processo RVCC. Foi um processo trabalhoso e gratificante ao mesmo tempo, o apoio de toda a estrutura do Centro foi bastante importante, desde a minha orientadora até às formadoras. Tive todas as ferramentas ao meu dispor para poder realizar um bom trabalho e poder concluir mais um capítulo na minha vida escolar/ profissional. 
Recomendo este processo RVCC para todas as pessoas que tenham os estudos incompletos.

João Silva

Como membro do júri do programa RVCC, é profundamente gratificante observar a transformação que ocorre nas vidas das pessoas que se apresentam a este processo. Ver essas pessoas, que ao longo da vida acumularam competências e experiências valiosas, finalmente receberem o reconhecimento formal do seu saber é uma experiência emocionantemente inspiradora. É impressionante perceber como muitos deles, ao serem confrontados com as suas próprias narrativas, redescobrem a confiança em si mesmos e reconhecem o valor do que construíram ao longo dos anos.

José Fernandes

A minha inscrição no Centro Qualifica, proporcionou-me uma experiência incrível, pena não ser mais tempo. Todos os temas abordados foram interessantes e, sem dúvida, com todo o apoio da Dra. Marisa e de todas as formadoras ultrapassei algumas dificuldades sentidas. Gostei de relembrar o que aprendi durante o meu percurso de vida, na escola e na vida profissional. Tenciono dar continuidade ao meu percurso formativo.

Ana Marques

Num passado não muito distante, falar de “envelhecimento” representava uma perceção social associada a um fim de ciclo, quase sinónimo de fim de vida, sem caminhos por percorrer ou objetivos a atingir.

Hoje, com um olhar mais compreensivo e menos estreito do processo de “envelhecimento”, a “velhice” reconfigura-se: o combate ao idadismo e a promoção do envelhecimento ativo e saudável são forças motrizes a cumprir, adaptando estratégias e mobilizando novas e inovadoras ações para que os nossos seniores cumpram este seu papel com qualidade de vida, relações positivas e bem-sucedidas, e muita vontade em continuar a aprender e a construir novos projetos.

É com estes pressupostos bem presentes que o Centro de Dia da Misericórdia de Ovar intervém diariamente junto de 60 idosos, proporcionando momentos de cuidado humanizados que vão muito para além das fragilidades próprias da idade. Todos os dias procuramos oferecer uma “vitamina” de novas experiências, combatendo o isolamento social e os sentimentos de solidão, despertando sorrisos e momentos de alegria e renovando a certeza de que vale sempre a pena viver mais!

A relação de colaboração com a Ovarforma introduziu um desafio inovador: dar uma nova oportunidade à aprendizagem!

Em infâncias muitas vezes marcadas pelo trabalho precoce ou pela desvalorização dos saberes dos bancos de escola, foi a vida quem se encarregou de ser mestra e professora de como navegar na vida.

Partir deste saber de experiência feito, acarinhá-lo e reconhecê-lo representou um processo com impacto muito além da certificação escolar. Quem concluiu esta etapa redescobriu-se por intermédio das novas aprendizagens e autorrealizou-se através da sua própria história de vida!

Estão todos de parabéns! Aprender, sempre! Crescer, juntos!

 À Ovarforma, uma nota de especial agradecimento: pelo acreditar que era possível ir de encontro aos nossos idosos, pelo desafio, pela presença, pela partilha e pela colaboração. Seguimos para novos empreendimentos?

Sofia Devezas

O qualifica foi uma mais valia para o Centro de Dia da Habitovar, em vários sentidos. Pois, os nossos idosos conseguiram alcançar objetivos e metas, orgulhando-se de sis mesmos. Assim, realçamos o companheirismo e a amabilidade de todos os profissionais, uma vez que, foram incríveis no ensino e no trato. Salientamos também, o empenho dos profissionais em adaptar a matéria às diversas patologias dos idosos e o facto de estes sentirem motivados para opinar e partilhar a sua história de vida. O nosso obrigado.

Bruno Valente

Quando tive consciência que se tivesse o 12º ano de escolaridade, teria ferramentas para continuar os estudos e almejar melhor profissionalização, decidi inscrever-me no Centro Qualifica da Ovar Forma.

Gostaria de salientar aqui o excelente desempenho das formadoras, pela oportunidade e pela competência técnica e humana que demonstrou. Serviu de aprendizagem, sinto que fortaleci mais o autoconhecimento e foi mais um empurrãozinho para o desenvolvimento pessoal. 

 Muito obrigado pela excelente formação.

Lucília Magalhães

O Processo RVCC é uma ótima oportunidade para certificar as  competências adquiridas ao longo da vida, no nível básico ou secundário. Não é “só” para aprender, é  para demonstrar o aprendido. Encorajo todas as pessoas que não têm a escolaridade mínima a fazê-lo. O fio condutor é a nossa própria história de vida, o nosso percurso pessoal, social e profissional, o que fez desta uma experiência ainda mais descomplicada e gratificante. A oportunidade de fazê-lo em regime pós- laboral é, sem dúvida, a  melhor opção para quem trabalha ou tem qualquer outra ocupação. No  meu caso assim foi e assim certifiquei o nível secundário.

Quero aqui agradecer o profissionalismo e dedicação da equipa do Centro Qualifica que me acompanhou.   OBRIGADA!

Selma Granja

Quando resolvi fazer RVCC, os meus objetivos eram evoluir na minha carreira e promover a minha realização pessoal.

Com o início das sessões o meu entusiasmo foi aumentando de dia para dia, todo o processo foi espetacular, tanto a nível de autoconhecimento, como de aumento dos meus conhecimentos e da possibilidade de refletir sobre as pessoas em geral.

Estou muito agradecida às formadoras, Susana Ferreira, Natália Santos, Catarina Oliveira e à Maria João Magalhães, que fizeram com que fosse possível a formação deste grupo incrível. Muito obrigado pela paciência e dedicação a este processo.

Um beijo grande a todas e tudo de bom para vocês.

André Pereira

Quando apareceu a oportunidade de concluir o nível secundário fiquei interessado, mas com algum receio. Agora após o ter concluído, acho que foi uma mais valia pois vai-me abrir várias portas no mercado de trabalho.

Assim, quem precisa encontra no Centro Qualifica da Ovar Forma as ferramentas necessárias com pessoal espetacular para acompanhar e explicar tudo o que precisamos de saber.

Sem medos, vamos lá concluir o nível secundário!

Filipe Pereira

O meu percurso neste processo RVCC para o nível secundário foi um pouco atribulado. Por motivos pessoais e profissionais, tive algumas vezes que faltar, e assim fiquei com o processo um pouco em atraso.

Assim que consegui ter oportunidade de retomar, dirigi-me ao Centro Qualifica em Ovar, onde, sem qualquer problema, me prestaram ajuda para que eu conseguisse terminar. A disponibilidade de ajuda por parte das formadoras, fez com que eu rapidamente terminasse o processo RVCC. Gostei muito das sessões de trabalho e da ajuda das formadoras. 

Por estes motivos recomendo a outras pessoas, que façam o mesmo que e se inscrevam no Centro Qualifica em Ovar!

Elisabete Lemos

Deste processo de aprendizagem que agora terminou e que me permitiu concluir o 12° ano, importa referir que os temas abordados fizeram-me refletir e reviver toda a minha vida, pessoal, familiar, escolar e laboral. 

Esta possibilidade de fazermos uma retrospetiva da vida revela que temos sempre muito a aprender uns com os outros, na partilha conjunta de experiências, vivências, problemas e alegrias de cada um de nós. 

Claro que, neste percurso, nem tudo foi fácil, existindo tempos de maior dificuldade do que outros, porém, sempre com um objetivo, ou seja, a vontade de conseguir concluir com êxito o programa e sentir-me realizada nesta etapa da minha vida. 

Estou consciente que todos conseguimos com esforço, dedicação e resiliência o que ao início duvidamos conseguir. 

Os meus agradecimentos a toda a equipa que me acompanhou no processo RVCC, sempre com um espírito de ajuda e incentivo para que tudo decorresse da melhor forma possível. 

Obrigada por toda a ajuda que recebi.

Vanessa

Olá, eu chamo-me Vanessa, tenho 25 anos e nos últimos meses frequentei o processo de RVCC do Centro Qualifica da Ovar Forma. 

O processo correu muito bem! Com a ajuda das formadoras e da Técnica Marisa foi fácil concluir este objetivo. Sempre senti muito apoio por parte das mesmas, o qual agradeço imenso. Este processo permitiu adquirir mais hábitos de leitura e despertou o meu interesse para temas atuais da sociedade sobre os quais ainda não tinha refletido.

Fico feliz por ter concluído este processo com sucesso. 

Carina Cardoso

Meu nome é Carina Cardoso, tenho 35 anos e tenho todo o gosto de escrever o meu testemunho sobre a minha experiência no Centro Qualifica situado em Ovar.

Considero esta uma experiência bastante positiva, e aconselho os meus familiares a realizarem também um processo de RVCC.

Com esta etapa já concluída, de uma experiência inesquecível e positiva em que realizei o 12º ano, já tenho as ferramentas necessárias para obter uma formação para auxiliar educativa ou creche de animais, que foi sempre algo em que gostaria de trabalhar.

Obrigada a toda a equipa que esteve nesta jornada da minha evolução, é com muito agradecimento e satisfação que a idolatro! 

Nunca é tarde para realizar os nossos sonhos!

Sara Fortuna

Olá, chamo-me Sara Cristina Oliveira Fortuna e venho por este meio dar o meu testemunho acerca da minha experiência no Centro Qualifica de Ovar.

Considero a experiência bastante enriquecedora, ao ponto de aconselhar amigos e familiares a realizar o processo de RVCC Este processo não nos permite apenas reconhecer e validar conhecimentos e competências, permite também adquirir novas aprendizagens a nível profissional e formativo, assim como na dimensão pessoal e social.

Fiz uma viagem pela minha vida, recordei acontecimentos, lembranças que estavam bem guardadas e que me trouxeram alguma tristeza, mas também muita felicidade. Ainda não sei lidar bem com o bullying que sofri, mas tento aprender e crescer com as emoções.

O efeito deste processo é positivo, e é com satisfação que passo mais uma etapa da minha vida. Espero que a curto prazo tenha o retorno desta experiência a nível profissional, ou que a mesma me direcione para a área de decoração de interiores.

Uma das coisas mais desafiantes durante este processo foi a ida a júri. Estava bastante nervosa e com medo de falhar, mas, no final, acabou por correr bem. Não deixei a minha ansiedade vencer e o júri foi muito compreensivo.

Obrigada a todas as pessoas que me ajudaram nesta etapa. É com muito carinho e agradecimento que a concretizo!

Omayra Borges

Decidi recorrer ao Centro Qualifica para completar o 12.º ano, através de um processo de RVCC escolar de nível secundário. (…) Este percurso ajudou-me a ter o emprego que tenho hoje. (…) Os formadores do Centro Qualifica são todos excelentes, dão um apoio incondicional, batalham connosco para conseguirmos os nossos objetivos. Aconselho vivamente a todas as pessoas que pretendem ter mais qualificações a recorrerem ao Centro Qualifica de Ovar.

Sandra Almeida

Tomei conhecimento dos processos de RVCC e da flexibilidade de horários que os caracterizam e decidi ingressar. A experiência que tive foi muito boa, (…) foi desafiante, mas ao mesmo tempo, foi muito gratificante.

Marlene Leite

Eu tive sempre “uma pedra no meu sapato”, por ter em falta uma disciplina do 12.º ano e, como estava desempregada, aproveitei o meu tempo livre para ingressar num processo de RVCC. No início foi um pouco complicado engrenar no sistema, mas depois acabamos por achar o processo acessível.  A nível pessoal acho que é uma mais-valia, depois a nível profissional, é mais positivo procurarmos emprego com o 12.º ano completo do que incompleto, para além de adquirimos conhecimentos que nos enriquecem enquanto pessoas. As formadoras são muito dinâmicas, presentes e eu gostei muito. Quem ainda não tem o 12.º ano concluído, acho que o deve fazer, porque é sempre muito enriquecedor, tanto a nível pessoal como profissional.

Rui Pires da Silva

O meu principal objetivo quando contactei o Centro Qualifica era o reconhecimento das competências que julgava ter adquirido ao longo dos anos. Eu era um pouco cético em relação aos percursos de RVCC (…), mas foi uma agradável surpresa perceber que o processo funciona, que há trabalho, dedicação, empenho e que os resultados e a certificação não acontecem com um simples estalar de dedos, mas sim, com o trabalho contínuo que foi sendo desenvolvido com os diversos professores das áreas. Foi uma agradável surpresa, porque pude verificar que, efetivamente, faz sentido.

Raúl Teixeira

Vi no RVCC uma possibilidade de enriquecer o meu currículo e de “abrir algumas portas”. Creio que este é um processo que permite a valorização de cada um dos indivíduos, desperta uma nova esperança, aumenta a autoestima, tomamos consciência de que temos um valor que, por vezes, até nos esquecemos que o temos e, completando o processo, põe-nos em pé de igualdade com muita gente mais nova no mercado de trabalho. Aconselho a todos a darem o primeiro passo, é sempre uma mais-valia a nível profissional e uma valorização pessoal e um acrescento à nossa autoestima.